lunes, 13 de agosto de 2012

Gamla Uppsala (Old Uppsala - Velha Uppsala)

Gamla Uppsala!

(Gamla que dizer velho ou antigo em suéco)

Encontrado o último sobrevivente vikings!

Gamla Uppsala  é o local onde deu origem a cidade de Uppsala. Neste local existe vestigios dos povos antigos que viviam aqui "VIKINGS". Os arqueológicos encontram restos que datam mais de 2000 anos atrás.
Segundo conta a história o local Gamla Uppsala foi a morada dos reis suecos e estava constituído por  casa, palácios, cemitério e um grande templo pagão. Suas cerimónias eram conhecidas em todo norte da Europa. Mas a chegada do cristianismo a Suécia, tudo muda e caem os reis vikings, além de mudar a sede do poder para a cidade de Uppsala.

Caminho de chegada a Gamla Uppsala

Para chegar os caminhos e a natureza te convidam a meditar e estar em contacto com a natureza. Sentir o sol nesta época do ano é maravilhos. O brilho da luz reflete no verde das árvores e irradia de todas as direções. Neste local podemos pensar na nossa existencia e o pequeno que somos na imensidão do mundo.

Campo de meditação no caminho para Gamla Uppsala

Na chegada é necessário fazer uma breve visita no museu para conseguir um mapa do local e depois começar a visitar.

Museu arqueológico de Gamla Uppsala

Os locais cerimoniais

O primeiro que se vê na chegada a Gamla Uppsala são os locais cerimoniais sobre os morros, estas pequenas montanhas que se vê na fotografia. Nota-se que o primeiro morro tem na parte superior uma forma plana. Neste local faziam os funerais dos reis ou comandantes do exercito. O segundo estava destinados aos altos cargos do governo ligados ao rei. O terceiro para a população em geral. Segundo as crenças nórdicas, queimando o corpo em um grande incêndio ajudava a transferir a alma para a vida após a morte. Assim como, seus bens eram enterrados com o corpo para que pudesse  usá-los depois da morte. Também existe um morro especial para as pessoas que deveriam ser sacrificadas em honra dos Deuses Thor, Odin entre outros que pode ver aqui.

Local cerimonial

Depois da era dos Vikings este local foi palco de disputas entre diferentes reinos até o século XV. Desta época exite a Igreja que surpreende pela estrutura, vinda do templo pagão que existia no mesmo local. O antigo templo de Uppsala, que foi descrito por Adam de Bremen nos 1070s, com estátuas de madeira dos deuses nórdicos Odin, Thor e Freyr. Também tinha uma corrente de ouro pendurada em todo seu interior e ricamente decorada com plumas de pássaros. O templo tinha sacerdotes, que sacrificaram aos deuses de acordo com as necessidades do povo.

O templo pagão de Gamla Uppsala foi destruído pelo rei Ingold I em 1087, durante a última batalha entre os pagãos e os cristãos. A igreja foi construída em cima das ruínas do templo, e esta foi a catedral da Suécia, até o arcebispado mudou-se para Uppsala em 1273. Na entrada do templo está o cemitério com muitos túmulos importantes como o do Anders Celsius.

Antiga igreja de Gamla Uppsala e o cemitério.

Bom este foi o primeiro passeio por aqui. Pretendemos ir ao Fjällnora friluftsområde (Fjällnora recreação) é um lago dentro do município de Uppsala.

Abraços a todos!

1 comentario:

  1. Las fotos de Gamla Uppsala son preciosas, una de las cosas que más sorprende es el color del cielo en un día soleado.

    Beijos para Erika e você!

    ResponderEliminar