domingo, 26 de agosto de 2012

Estocolmo

Estocolmo em suéco Stockholm quer dizer Stock = madeira e holm = ilha. É a capital, centro cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia, além de ser a cidade mais importante. Estivemos lá por um dia inteiro e caminhamos pelo centro com calor, sim com muito calor e fez um dia maravilhoso.



Inicialmente, ou melhor, pontualmente as 12h fomos ver a troca da guarda real no Kungliga Slottet que é o Palácio Real de Estocolmo e residência oficial da monarquia na Suécia. Realmente acontece um show, a banda real toca diversas músicas que vão de Abba a o tema do filme Star Wars




Estocolmo têm uma população de 800.000 habitantes e na área metropolitana 1,3 milhões de habitantes, sobre 14 ilhas ao longo do lago Mälaren. A beleza da cidade está exatemante sobre as águas deste lago e contato com a natureza que se expõem em todos os cantos da cidade.


Com em outras partes do mundo, mas com especial encanto, tem diversos monumentos e muitos, muitos restaurantes e bares, mas o preço é salgado.


O centro antigo que conhecemos Gamla Stam foi edificada entre 1300 e 1500. A localização estratégica da capital fez com que sua economia, sempre baseada na investigação ciêntífica e no desenvolvimento de tecnológico e industrial, fossem os elementos que fizeram deste país um exemplo de desenvolvimento social e democrático. Importantes centros ligados a ciência são o Instituto Karolinska e a Universidade de Estocolmo


Como em qualquer capital cosmopolista existe um infinidade de migrantes do Oriente Médio , Penísula Balcânica, Continente Africano, Sudeste Asiático, América Latina entre outros povos europeus.


Para finalizar um vídeo da troca da guarda do palácio real.


domingo, 19 de agosto de 2012

FJÄLLNORA (Fianora)


Fjällnora é um lago que os suecos usam como área de lazer. Está rodeado por morros íngremes, com um grande lago e vasta floresta de pinheiros. As águas são próprias para o banho, mas a temperatura da água nunca é superior a 20ºC.


O trajeto, de uns 15km, pode se fazer de carro, ônibus ou com esta antiga "Maria Fumaça", é aqui eles preservam as maquinas antigas e dão uma função para o turismo.


A paisagem é por campos de cultivo e com muito verde. O passeio é agradável com o "chuc, chuc, chuc, chuc ..." do trem.


Tem uma parada para colocar água para esfriar a máquina e logo a seguir chega a estação de Selknä.


Os lagos são própícios para o um mergulho e pode alugar barcos a remos, canoas de pesca e pedalinhos. Têm áreas para pesca e uma praia exclusiva para os cães. Tudo bem organizado, bem pensado e que ninguém atrapalhe a vida do outro, para que todos possam desfrutar de seu espaço. Isto é o que mais impressiona aqui, a organização, mesmo em um lugar que de uso geral e democrático existe respeito ao outro.


Nas áreas comuns pode-se fazer piquenique e comer o que queiras, pode levar a carne e fazer um churrasco, um lanche para comer olhando o lago ou ir ao restaurante e pedir o prato do dia. 


Pode levar as crianças e jogarem-se na água. Opções não faltam para descansar e desfrutar da beleza deste local, do contato com a natureza e sentir paz e tranaquilidade.
Pode fazer muitas caminhadas por diversas trilhas no verão e no inverno é disponibilizado uma pista de esqui com um caminho especial para os patinadores no gelo do lago. Também existe um parque para campismo e um local de esporte radicais.





Existem muitos animais na área de recreação como vacas, cavalos, olvelhas, galinhas e cabras. Há também grandes oportunidades de ver veados, alces, lebres e o texugo. Tivemos a sorte de fotografar estes dois espécime raros em uma das trilhas e terá de ser catalogado


Fjällnora é uma experiência muito especial e um dos lugares favoritos do Município de Uppsala para ter contato com a natureza!

lunes, 13 de agosto de 2012

Gamla Uppsala (Old Uppsala - Velha Uppsala)

Gamla Uppsala!

(Gamla que dizer velho ou antigo em suéco)

Encontrado o último sobrevivente vikings!

Gamla Uppsala  é o local onde deu origem a cidade de Uppsala. Neste local existe vestigios dos povos antigos que viviam aqui "VIKINGS". Os arqueológicos encontram restos que datam mais de 2000 anos atrás.
Segundo conta a história o local Gamla Uppsala foi a morada dos reis suecos e estava constituído por  casa, palácios, cemitério e um grande templo pagão. Suas cerimónias eram conhecidas em todo norte da Europa. Mas a chegada do cristianismo a Suécia, tudo muda e caem os reis vikings, além de mudar a sede do poder para a cidade de Uppsala.

Caminho de chegada a Gamla Uppsala

Para chegar os caminhos e a natureza te convidam a meditar e estar em contacto com a natureza. Sentir o sol nesta época do ano é maravilhos. O brilho da luz reflete no verde das árvores e irradia de todas as direções. Neste local podemos pensar na nossa existencia e o pequeno que somos na imensidão do mundo.

Campo de meditação no caminho para Gamla Uppsala

Na chegada é necessário fazer uma breve visita no museu para conseguir um mapa do local e depois começar a visitar.

Museu arqueológico de Gamla Uppsala

Os locais cerimoniais

O primeiro que se vê na chegada a Gamla Uppsala são os locais cerimoniais sobre os morros, estas pequenas montanhas que se vê na fotografia. Nota-se que o primeiro morro tem na parte superior uma forma plana. Neste local faziam os funerais dos reis ou comandantes do exercito. O segundo estava destinados aos altos cargos do governo ligados ao rei. O terceiro para a população em geral. Segundo as crenças nórdicas, queimando o corpo em um grande incêndio ajudava a transferir a alma para a vida após a morte. Assim como, seus bens eram enterrados com o corpo para que pudesse  usá-los depois da morte. Também existe um morro especial para as pessoas que deveriam ser sacrificadas em honra dos Deuses Thor, Odin entre outros que pode ver aqui.

Local cerimonial

Depois da era dos Vikings este local foi palco de disputas entre diferentes reinos até o século XV. Desta época exite a Igreja que surpreende pela estrutura, vinda do templo pagão que existia no mesmo local. O antigo templo de Uppsala, que foi descrito por Adam de Bremen nos 1070s, com estátuas de madeira dos deuses nórdicos Odin, Thor e Freyr. Também tinha uma corrente de ouro pendurada em todo seu interior e ricamente decorada com plumas de pássaros. O templo tinha sacerdotes, que sacrificaram aos deuses de acordo com as necessidades do povo.

O templo pagão de Gamla Uppsala foi destruído pelo rei Ingold I em 1087, durante a última batalha entre os pagãos e os cristãos. A igreja foi construída em cima das ruínas do templo, e esta foi a catedral da Suécia, até o arcebispado mudou-se para Uppsala em 1273. Na entrada do templo está o cemitério com muitos túmulos importantes como o do Anders Celsius.

Antiga igreja de Gamla Uppsala e o cemitério.

Bom este foi o primeiro passeio por aqui. Pretendemos ir ao Fjällnora friluftsområde (Fjällnora recreação) é um lago dentro do município de Uppsala.

Abraços a todos!

jueves, 9 de agosto de 2012

Uppsala

Cidade com quase 130.000 habitantes, está situada a uns 70km da capital do país, Estocolmo. É a quarta maior cidade da Suécia. 

A chegada



O que mais impressiona ao sair da Estação Central de Uppasa (Central Station) é a quantidade de bicicletas que tem estacionada, um cena impressionante, não se vê carros apenas bicicletas. Também nota-se a limpeza nas ruas e o entramado retilineo urbano.


Logo após a chegada a cidade te convida a um passeio ao longo do Rio "Fyrisän". Este corre no sentido  Norte - Sul e divide a cidade em Leste - Oeste.


Em suas margens estão os restaurantes e ao final um parque para longas caminhadas pela manhã, pela tarde ou durante o dia.






É um local que te convida a caminhar e estar sempre fora de casa.

Outro dia postarei mais coisas sobre esta linda cidade.